Política

Lula está na Colômbia para reunião sobre a Amazônia

Divulgação / Governo da Colômbia
Encontro com Gustavo Petro foi realizado para discussão sob medidas de preservação e desenvolvimento da Amazônia  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Governo da Colômbia

Publicado em 08/07/2023, às 15h24   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na Colômbia desde o início da tarde desde sábado (8) quando chegou à cidade de Letícia, que fica próxima à cidade brasileira de Tabatinga, na região amazônica. Lula foi convidado pelo chefe do executivo colombiano para participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, contudo, o presidente brasileiro aproveitou para discutir questões relacionadas à Amazônia.

A reunião com o presidente do país vizinho, Gustavo Petro, estava marcada para acontecer a partir das 13h15, onde os chefes do executivo dos referidos paises discutiriam assuntos relacionados à Amazônia, atreladas à promoção de medidas de preservação e desenvolvimento da Amazônia como um todo.

Neste encontro, que acontece, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em um período de queda no ritmo de desmatamento, os dois chefes do executivo de Brasil e Colômbia receberão o resultado de alguns debates entre especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.

De acordo com Inpe, apenas no primeiro semestre, o desmatamento na região caiu 34% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, enquanto em junho deste ano o número de queda no desmate cresceu para 41%, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Vale lembrar que a preservação da Amazônia é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, sendo esta, inclusive, a 13ª viagem internacional do chefe do executivo brasileiro. A última, inclusive, foi na Argentina, quando o presidente assumiu o comando do Mercosul e quando sua esposa, Janja Lula da Silva, quase foi atingida por um espadachim durante a cerimônia de recepção do presidente brasileiro.

Após participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, o presidente da república tem retorno para Brasília previsto para às 16h30. Como a viagem é longa, a sua chegada à capital federal está prevista para o período da noite, mais especificamente para às 20h10.

Assista ao Radar BNews dessa sexta-feira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp