Política

Presidente Lula assume comando do Mercosul nesta terça (4)

Ricardo Stuckert / PR
Primeira missão de Lula será a melhora da relação entre a organização e a União Europeia.  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 04/07/2023, às 08h15   Cadastrado por Tácio Caldas



O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já está em Buenos Aires, na Argentina, onde  assumirá, nesta terça-feira (4), a presidência rotativa do Mercosul — bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além dos 'Estados Associados' —, após 13 anos distante. O chefe do executivo brasileiro chegou ao país vizinho com a primeira-dama Janja Lula da Silva e receberá o comando do bloco do atual mandatário e aliado, o presidente argentino Alberto Fernández.

Pelas regras da organização, que foi criada em 1991, os quatro países titulares do Mercosul se revezam na presidência do bloco econômico, com mandatos que duram seis meses. A mudança na liderança do bloco acontecerá durante a 62ª reunião dos chefes de Estado pertencentes ao bloco econômico sul-americano, que será realizada em Puerto Iguazú, na região da província de Misiones, na Argentina.

Essa reunião vai encerrar o mandato do governo argentino, que havia decidido realizar a cúpula na cidade que tem a tríplice fronteira internacional composta por Argentina, com a cidade Puerto Iguazú, Brasil, com a cidade de Foz do Iguaçu, e o Paraguai, com a Cidade do Leste.

Além do comando do Mercosul, Lula e o Brasil, também comandarão, neste segundo semestre, o G20 — grupo composto pelas principais economias do mundo —, além do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No bloco econômico sul-americano, o chefe do executivo brasileiro terá a missão de destravar qualquer impasse entre o Mercosul e a União Europeia, melhorando o relacionamento entre as partes, e acelerar a concretização de um acordo entre os blocos econômicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp