Política

Lula inclui Luiz Gonzaga entre heróis da pátria; entenda

Divulgação
Homenagem a Luiz Gonzaga foi fruto do projeto do ex-senador Jarbas Vasconcelos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 14/01/2024, às 13h04


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) sancionou, sem vetos, na última segunda-feira (8), a lei que inclui o nome do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“O sanfoneiro foi um dos principais responsáveis por popularizar a música nordestina em todo o país, como o forró, xote e, em especial, o baião, gênero de música e dança popular, sendo por isso considerado o “Rei do Baião”. Luiz Gonzaga não apenas cantava e tocava, mas demonstrava até em suas vestimentas características sertanejas, como chapéu e sandália de couro e o gibão, vestimenta comum entre vaqueiros nordestinos”, diz nota do governo central.
A lei teve origem em um projeto do ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) aprovado pela Comissão de Educação do Senado em agosto de 2019 e, posteriormente, também na Câmara dos Deputados, em 2023.

“Por toda sua história, não resta dúvida de que é meritória a homenagem que se pretende prestar a Luiz Gonzaga, autêntico representante da cultura popular brasileira, ilustre porta-voz do povo nordestino e incansável divulgador das dificuldades enfrentadas por seu povo”, disse Jarbas Vasconcelos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp