Política

Lula revela que pediu a FHC a libertação de sequestradores de empresário; confira

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Na época, eles estavam presos havia 10 anos e tinham começado uma greve de fome  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicado em 18/06/2022, às 14h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula (PT) revelou na sexta-feira (17) que, em 1998, procurou o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para pedir que ele concedece a liberdade aos sequestradores do empresário Abílio Diniz. Na época, eles estavam presos havia 10 anos e tinham começado uma greve de fome.

Leia também:

Em evento em Maceió-AL, Lula lembrou que procurou antes o então ministro da Justiça, Renan Calheiros (MDB), que o orientou a falar com FHC sobre o pedido.

De acordo com o petista, FHC lhe propôs ir até a prisão e convencer os sequestradores a encerrarem a greve de fome, em troca da liberdade.

“Esses jovens, tinha argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca, que é ficar sem comer e beber. A morte seria certa. Aí, então, eu fui procurar o ministro da Justiça, chamado Renan Calheiros”, disse o petista.

O crime pelo qual eles foram presos e condenados, havia acontecido em 1989. Diniz foi sequestrado em dezembro daquele ano. Ele permaneceu seis dias em cativeiro em São Paulo, no porão de uma casa no bairro do Jabaquara. A polícia localizou o endereço a partir do cartão de uma oficina encontrado em um dos veículos usados no sequestro.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp