Política

Lulinha aparece em nova investigação da PF sobre pagamentos feitos por lobista

Reprodução/Redes sociais
Quebra de sigilo de lobista revelou diálogos sobre despesas atribuídas a Lulinha  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais
Antonio Dilson Neto

por Antonio Dilson Neto

Publicado em 22/08/2026, às 19h58



O filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, aparece em uma investigação da Polícia Federal que apura suspeitas de tráfico de influência envolvendo negócios de um empresário do setor de tecnologia com órgãos públicos.

Segundo relatório da PF obtido pelo Estadão, diálogos extraídos da quebra de sigilo da lobista Roberta Luchsinger mencionam Lulinha em discussões sobre pagamentos e benefícios custeados por um empresário interessado em contratos com o governo.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

A investigação aponta que Roberta teria sido contratada pelo empresário Cléber Ribas para atuar na defesa dos interesses de suas empresas junto a órgãos da administração pública federal e de outras esferas.

Em conversas analisadas pelos investigadores, a lobista solicita pagamentos a Ribas e menciona que parte dos valores seria utilizada para bancar despesas relacionadas a Lulinha.

A PF também aponta que o filho do presidente teria participado diretamente de tratativas envolvendo os negócios do empresário. Segundo o relatório, Lulinha esteve em reuniões com agentes públicos para defender interesses de Ribas e, em uma ocasião, teria solicitado a Roberta a emissão de notas fiscais relacionadas aos pagamentos.

No documento, os investigadores afirmam que Fábio Luís aparece associado a reuniões de interesse empresarial e é mencionado em discussões envolvendo pagamentos e benefícios.

Para a PF, o conjunto das informações representa indícios de participação de Lulinha nas atividades do grupo investigado e justifica o aprofundamento das diligências para esclarecer seu papel e eventual vantagem obtida.

A investigação também envolve a tentativa do empresário de obter contratos na Dataprev, empresa de tecnologia vinculada ao governo federal. Atualmente, Ribas possui contratos milionários com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), segundo as informações reunidas na apuração.

A defesa de Ribas negou irregularidades. Em nota, afirmou que os contratos firmados entre a empresa 3Structure e o governo federal foram realizados com “a mais absoluta transparência”, seguindo os procedimentos administrativos previstos em lei e sem favorecimento.

A Dataprev, por sua vez, informou que não mantém contrato com a empresa de Ribas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)