Política

Mais uma! Esposa de governador ganha cargo em tribunal; salário de até R$ 62,5 mil

Divulgação/Redes Sociais
Simone é esposa do atual governador do estado, Antonio Denarium (PP)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 22/05/2023, às 21h22


FacebookTwitterWhatsApp

A indicação de Simone Soares de Souza para ocupar uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE), com vencimentos brutos de até R$ 62,5 mil, foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima, nesta segunda-feira (22).

Simone é esposa do atual governador do estado, Antonio Denarium (PP). A aprovação contou com 17 votos favoráveis. Os candidatos Jorge Everton Barreto Guimarães e Regys Odlare de Lima Freitas receberam 4 e 3 votos, respectivamente. Maria da Glória de Souza Lima, por sua vez, não recebeu nenhum.

Antes da sessão extraordinária que votou a indicação, o deputado Coronel Chagas (PRTB), que figurava entre os candidatos à vaga, protocolou um termo de desistência do processo de eleição ao cargo de conselheiro.

Além do alto salário, a polêmica em torno da indicação se deve à atribuição do Tribunal de Contas de julgar as contas públicas do estado. Dessa forma, Simone, na função de conselheira, julgará as contas do governo do próprio marido. Os conselheiros do tribunal têm como atribuição apreciar as contas prestadas anualmente pelo governador do estado, mediante parecer prévio.

Cabe também a eles julgar as contas dos administradores responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos do estado e das entidades da administração indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp