Política

Marcha de prefeitos baianos se encontra com bancada da Bahia no Congresso e ministros em Brasília

Divulgação / UPB
Comitiva busca apoio para a aprovação da PEC 66/2023, que promete aliviar a dívida dos municípios e melhorar investimentos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / UPB
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

[email protected]

Publicado em 19/05/2025, às 07h50 - Atualizado às 07h51



Uma comitiva baiana com mais 1 mil participantes, entre prefeitas, prefeitos, vereadores e secretários municipais estão em Brasília para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na capital federal, eles irão se encontrar com a bancada baiana de deputados, senadores e também ministros, na próxima terça-feira (20), às 19h, para discutir pautas que são prioridade dos municípios. 

A gente está com muita esperança na aprovação da PEC 66/2023, o que deve acontecer nesses 40, 45 dias. Essa é a nossa principal necessidade porque os municípios não suportam mais, estão sofrendo com bloqueios e impossibilitados de investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura. O orçamento dos municípios está comprometido em grande parte com o pagamento de dívida”, explica o líder da comitiva, presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB).

A PEC 66/2023 amplia o prazo para parcelamentos da dívida previdenciária dos municípios e cria um novo regime de pagamento de precatórios com limitador de receita, o que deve aliviar os cofres municipais, que vêm sofrendo frequentes bloqueios de receitas para quitação de débitos.

A XXVI Marcha a Brasília será aberta oficialmente, na manhã desta terça-feira (20), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de líderes partidários. O evento segue até quinta-feira (22). 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)