Política

Marta Rodrigues critica prefeitura pelos estudos sobre Teleférico no Subúrbio; entenda

Dinaldo Silva/ BNews
Marta Rodrigues ainda ressaltou que o projeto é alvo de críticas de moradores e ambientalistas  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 28/02/2024, às 16h04   Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou a Prefeitura de Salvador pelo que chamou de falta de transparência dos estudos técnicos sobre o projeto de construção de um teleférico no Subúrbio Ferroviário. A petista também cobrou um debate com a população e com a Câmara Municipal de Salvador.

A implantação do teleférico deve ligar Praia Grande ao bairro de Campinas de Pirajá, num trajeto de 4,3 km. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A vereadora afirmou que o projeto passa por cima do Parque São Bartolomeu, uma área de proteção permanente (APP) e tido como território sagrado para as religiões de matriz africana.

“Os moradores, os frequentadores e a comunidade no entorno do parque estão completamente temerosos dos impactos e sequer foram procurados para ver estudos técnicos e o projeto em si. Eles temem que uma das pilastras de sustentação do teleférico, conforme viram nos slides, afete uma nascente da Cachoeira de Oxumarê”, disse. 

De acordo ainda com a petista, o projeto tem sido alvo de críticas de moradores e ambientalistas, não só pela ausência de diálogo e de estudos técnicos, mas pela possibilidade de danos ambientais.

“Com um projeto dessa magnitude sem diálogo e transparência, a Prefeitura escancara sua falta de interesse na participação popular e menospreza as preocupações da comunidade. Foi assim com o túnel megalomaníaco que queriam construir debaixo do Centro Antigo, jogando fora milhões de reais, e que foi reprovado pela opinião pública. Estamos falando de teleférico que passa por cima de um pulmão da cidade e não se tem estudos técnicos, nem debate com especialistas e com a comunidade”, finalizou ela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp