Política

Milei anuncia criação de novas notas de dinheiro na Argentina; confira valores

Divulgação / LibertyCon
Milei ainda não anunciou quando será oficializada a emissão das novas notas  |   Bnews - Divulgação Divulgação / LibertyCon
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 28/12/2023, às 14h06


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que o país passará a emitir notas de 20 e 50 mil pesos. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a novidade foi divulgada durante entrevista ao jornal argentino La Nación.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A mudança tem como finalidade diminuir a circulação de cédulas e ajudar a população que efetua pagamentos em espécie. Milei ainda não divulgou quando será oficializada a emissão das novas notas de pesos.

"É uma tortura com o dinheiro. Imagine se você tem de pagar com dinheiro e tem de carregar um monte de notas, o que te coloca um rótulo na testa que diz: ‘Roube aqui’. É óbvio que você está levando dinheiro", disse ele.

Atualmente, a maior nota da Argentina é de 2.000 pesos, que foi criada em fevereio deste ano. O governo do ex-presidente Alberto Fernández chegou a estudar a emissão de uma nota de 5.000 pesos, mas não oficializou o plano.

Segundo Milei, a impressão de notas de maior valor ajudaria a população, porque a falta de notas maiores dificulta as transações. Ele ainda responsabilizou os governos anteriores, principalmente Fernández e Cristina Kirchner, ex-presidente e vice-presidente do país, pela crise que os argentinos estão enfrentando no momento. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp