Política

COP28: Ministra de Lula defende protagonismo do Brasil: “obrigação de seguir liderando essa agenda”

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Segundo a ministra, o Brasil vai fazer cobranças e não para ser cobrado na COP28  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 27/11/2023, às 19h38 - Atualizado às 19h49


FacebookTwitterWhatsApp

Às vésperas da COP28, que será realizada em Dubai, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, ressaltou o protagonismo do Brasil no evento. Segundo ela, o país terá o papel de liderança na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Estamos indo para COP não é para ser cobrados, nem sermos subservientes. É para, altivamente, cobrarmos que medidas sejam tomadas. Porque é isso que o Brasil tem feito”, afirmou Marina.


Durante a COP28, o governo brasileiro vai propor a criação de um fundo de preservação de florestas. As verbas viriam dos países desenvolvidos em auxílio aos países em desenvolvimento.

O presidente Lula irá levar uma proposta de um mecanismo global para pagar por hectare de floresta em pé. Quem tem floresta, ainda haverá de agradecer cada unidade de conservação, cada terra indígena que foi criada. Se Deus quiser, haveremos de aprovar esse instrumento para que as florestas sejam remuneradas e protegidas”, explicou Marina.


Ministra do governo Lula (PT), Marina Silva afirmou que é possível aumentar a produção agrícola do Brasil sem afetar o meio ambiente, principalmente a Amazônia.

Quando o presidente Lula diz que nós podemos dobrar a nossa capacidade de produzir alimentos sem precisar derrubar mais uma árvore, é disso que ele está falando. Aumento de produção com ganho de produtividade e não por expansão predatória da fronteira agrícola”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp