Política

Ministra de Lula pode receber título de cidadã baiana

Valter Campanato / Agência Brasil
Deputada estadual propõe concessão do título de cidadã baiana para ministra de Lula  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 03/07/2023, às 16h41   Cadastrado por Lula Bonfim



A ministra Cida Gonçalves (PT), da pasta das Mulheres, pode ser agraciada neste ano com o título de cidadã baiana. A proposta foi apresentada pela deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) na última sexta-feira (30), visando homenagear a ativista por sua atuação pela igualdade de gênero.


“O projeto visa prestar uma justa homenagem à ministra Cida Gonçalves, ativista, publicitária e consultora em políticas públicas de gênero e violência contra a mulher, que carrega em seu currículo nada mais nada menos do que a participação na formulação da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio, além de ter sido uma das protagonistas na elaboração do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa Mulher Viver sem Violência, que tem como carro-chefe a Casa da Mulher Brasileira”, ressaltou Fiscina.


Cida Gonçalves é natural de Clementina, no interior de São Paulo, e se tornou especialista em gênero e em enfrentamento à violência contra as mulheres, atuando como ativista dos direitos femininos há mais de 40 anos.


Nas décadas de 1980 e 1990, Cida foi coordenadora do Movimento Popular de Mulheres, onde articulou a fundação da Central dos Movimentos Populares do Brasil. Posteriormente, no início dos anos 2000, assessorou a Coordenadoria à Mulher da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho do Mato Grosso do Sul.


Mas a sua atuação política mais longeva foi na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, trabalhando como titular da pasta em todo o período de governo do PT, entre 2003 e 2016, passando pelas administrações de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp