Política

Ministro de Lula causa polêmica com promessa para motoristas de Uber; entenda

Divulgação / PT
Luiz Marinho quer regularizar trabalhadores; proposta pode encarecer serviço no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PT
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 07/03/2023, às 16h26


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, causou polêmica mais uma vez ao tocar em um tema que é debatido há anos: sinalizar que pretende defender a formalização dos motoristas por aplicativo, como a Uber.

"Se a Uber e as outras plataformas não gostarem de um processo de formalização, eu sinto muito", declarou em um evento sobre empreendedorismo.

Marinho, contudo, ainda não apresentou um plano alternativo para o caso de encarecimento da taxa das viagens e possível exclusão do público mais pobre, já que a Uber popularizou o uso de serviço particular de transporte entre a classe média baixa.

Ele também disse que não teme a saída da empresa do Brasil.

"A Uber não irá embora porque o Brasil é mercado número um, mas ninguém quer que ninguém vá embora. [...] Tem que ter regras, controle para não ter excesso de jornada", emendou.

Marinho já vem tecendo críticas contra a Uber há algumas semanas. Em fevereiro, chegou a declarar o governo federal pode chamar os Correios para substituí-la.

“Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir. Aplicativo se tem aos montes no mercado", disse Marinho em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp