Política

Moraes diz que democracia será garantida com eleições limpas em urnas eletrônicas

Carlos Moura/SCO/STF
Ministro do STF fez defesa enfática do sistema eleitoral e disse que Poder Judiciário 'não vai se acovardar'  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/SCO/STF

Publicado em 15/05/2022, às 08h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, defendeu a democracia, as urnas e disse que as eleições serão limpas e com o uso de urnas eletrônicas. "Tenho certeza que nós vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas transparentes por urnas eletrônicas", afirmou Moraes, destacando que o vencedor da eleição será diplomado no dia 19 de dezembro nos termos da Constituição brasileira.

A declaração do ministro foi dada no último sábado (14), em Salvador, durante discurso de participação no Congresso Brasileiro de Magistrados, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Em meio às tensões entre Palácio do Planalto e a Corte, o ministro disse que a Justiça brasileira não irá "baixar a cabeça" para movimentos populistas. "O Poder Judiciário não vai se acovardar perante essas agressões. O Poder Judiciário vai cumprir, em todos os seus ramos, a sua missão institucional, como vem cumprindo e garantindo a implantação e a efetivação dos direitos fundamentais", afirmou.

Moraes, que está à frente de investigações sobre a atuação de milícias digitais antidemocráticas, afirmou que estes grupos atuam de forma coordenada com o objetivo de tentar deslegitimar a o Poder Judiciário, a imprensa livre e as eleições.

Os ânimos entre o Governo e o STF se acirraram após o deputado federal Daniel Silveira ter sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão após ataques a democracia e aos ministros. Menos de 24 horas após a condenação, o presidente Jair Bolsonaro decretou o indulta da graça, livrando o aliado da pena.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp