Política

MP no TCU entra com ação bilionária contra Bolsonaro e ex-ministro do Meio Ambiente

Marcos Correa/PR
Ação contra presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministro Ricardo Salles é relativa ao fim do Fundo Amazônia  |   Bnews - Divulgação Marcos Correa/PR

Publicado em 30/06/2022, às 20h24   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) entrou com uma ação na Corte cobrando até US$ 2 bi do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por terem acabado com o Fundo Amazônia.

A ação, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, pede ao Tribunal a apuração da conduta “intransigente, temerária e ideologizada” da dupla.

Conforme o Ministério Público, o encerramento do Fundo Amazônia pode ter levado à “ocorrência de prejuízos ao Brasil, sobretudo às políticas públicas de preservação ambiental”.

O Fundo Amazônia era financiado pela Alemanha e pela Noruega, contando com US$ 3 bilhões de dólares para avançar políticas de proteção ambiental, de acordo com o site O Antagonista.

O órgão afirmou ainda que “o governo Bolsonaro insistiu em manipular a finalidade do fundo, decidindo livremente e de maneira unilateral a destinação dos recursos”, mas que, após não conseguir manipular os recursos como queria, encerrou o fundo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp