Política

MPF faz pedido inusitado ao governo federal por causa de data histórica sob Bolsonaro; entenda

Leonardo Prado/Secom PGR
Em pedido insutado, MPF solicitou ainda a realização de cerimônia pública por causa de data histórica  |   Bnews - Divulgação Leonardo Prado/Secom PGR

Publicado em 27/02/2023, às 11h07 - Atualizado às 11h16   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) fez um pedido, no mínimo inusitado, ao governo federal, pelo uso político de uma data histórica, por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em um evento promovido pelo Ministério da Defesa, no Rio de Janeiro.

O evento em questão, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, foi uma festividade oficial do Dia da Independência (7 de setembro de 2022) realizada pela pasta federal na capital fluminense.

A ação civil pública contra a União foi ajuizada na última sexta-feira (24). No documento, a Procuradoria pede que, em caso de condenação, o Executivo federal seja obrigado a realizar uma "cerimônia pública de pedido de desculpas" com a participação das Forças Armadas.

Também no texto, o MPF pede que a União identifique os responsáveis pelo desvio do evento e abra procedimentos disciplinares caso necessário.

O que chama a atenção, na ação civil pública, é que ela não tem como alvos o ex-ministro Paulo Nogueira e nenhum dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica da época.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp