Política

Mudança no comando da Caixa aumenta lista de indicados por Lira no governo Lula

Marina Ramos / Câmara dos Deputados
A lista de indicados do presidente da Câmara inclui ainda que o comando do Incra, da Codevasf, da CBTU e Dnocs  |   Bnews - Divulgação Marina Ramos / Câmara dos Deputados
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 26/10/2023, às 08h37


FacebookTwitterWhatsApp

A mudança no comando da presidência da Caixa Econômica Federal aumentou o número de indicados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na última quarta-feira (25), o presidente Lula demitiu a Rita Serrano para nomear Carlos Antônio Vieira Fernandes, nome chancelado Lira.

A lista de indicados em órgãos federais do presidente da Câmara inclui ainda que o comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Lira ainda conseguiu emplacar aliados na chefia de autarquias no estado de Alagoas, sua base eleitoral. Na superintendência alagoana do Incra, por exemplo, apesar da resistência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o governo federal manteve Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara.

Outros nomes próximos a Lira com um cargo no governo são Arlindo Garrote, que ocupa a coordenação do Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Alagoas, e Diogo Holanda Pinheiro, que está à frente da administração do Porto de Maceió.

Lira ainda nomeou aliados para cargos da Codevasf e da CBTU em Alagoas. Um deles é João José Pereira Filho, o Joãozinho, outro primo do deputado. Pereira é superintendente da Codevasf em Alagoas. Já na CBTU, o presidente da Câmara conta com outros três cargos ocupados por ex-assessores ou por familiares deles. Carlos Jorge Cavalcante é superintendente regional desde 2018. Ele é irmão de Luciano Ferreira Cavalcante, aliado de longa data do presidente da Câmara.

A esposa de Luciano, Glaucia Maria de Vasconcelos Cavalcante, também tem um cargo na superintendência da CBTU, o de gerente regional de Planejamento e Engenharia. Antes, Glaucia foi assessora parlamentar de Lira na Câmara entre outubro de 2015 e julho de 2016.

Outro ex-integrante do gabinete de Lira na CBTU é André Marcelino Loureiro, que ocupa a coordenação de Planejamento e Informática do órgão em Maceió. Sua mãe, Rose Marie Loureiro, foi assessora de Lira entre 2014 e 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp