Política

Mudanças no Carnaval: De comissão especial a reunião de entidades; saiba o que já foi definido

Arquivo / BNews
Mudança do Circuito Barra-Ondina, tradicional no Carnaval de Salvador, para a orla, na Boca do Rio, movimenta bastidores políticos de Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 20/07/2022, às 11h18 - Atualizado às 11h19   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

A possibilidade de mudança do Circuito Barra-Ondina, tradicional no Carnaval de Salvador, para a orla, na Boca do Rio, movimenta os bastidores políticos de Salvador e tem gerado reuniões de entidades que participam da folia.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) tem se mostrado favorável com a ideia de alteração do percurso. No entanto, lideranças da Câmara Municipal de Salvador e do Conselho do Carnaval (Comcar) revelaram ao BNews a necessidade de que a proposta passe por comissão especial para a escuta de entidades e moradores locais.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB), reforçou a espera pela tramitação das mudanças no espaço legislativo da cidade. O vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Salvador, disse que a Comissão do Carnaval, que visa debater as mudanças, será montada após o período de recesso parlamentar, que vai até 31 de julho.

“Tudo que envolve as manifestações culturais passa pela Câmara e suas Comissões. E as mudanças passarão pela Comissão do Carnaval, que poderá ser formada após o recesso ou diante de uma sessão extraordinária, e de Cultura. Fiz proposição para audiência pública sobre o tema e o pessoal do SOS Carnaval da Barra esteve conosco duas vezes, na Câmara”, explica Sílvio Humberto.

Além de escutar moradores com o da Barra, que criaram o SOS Carnaval da Barra para defender a permanência do circuito no bairro, a vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, defende uma discussão que possa analisar impactos econômicos.

“É fundamental a realização de audiências públicas para debater o tema com a todos os envolvidos na folia, com os setores da sociedade civil, moradores da Barra e da Boca do Rio, os trabalhadores e trabalhadoras, como cordeiros, catadores e catadoras de materiais recicláveis aos artistas, produtores, montadores do carnaval [...]. Não queremos um carnaval que seja vendido como um produto com camarotes de um lado e de outro.  O carnaval é uma construção social e, assim como os demais circuitos, o da Barra também tem uma representatividade para a população e para a capital”, disse Marta Rodrigues.

Ainda ao BNews, o presidente do Comcar, Joaquim Nery, disse que tem reunião marcada na próxima terça-feira (26), junto com as entidades que fazem parte da organização do Carnaval de Salvador, para avaliar e definir uma posição sobre as mudanças.

“A reunião tem o objetivo de ouvir as entidades que fazem parte da organização do Carnaval, de forma democrática, para que possamos ter uma posição sobre a aprovação ou não da mudança. A ideia é analisar o projeto, seus impactos e debater os caminhos que podem ser tomados”, disse o presidente.

Até o momento, a mudança de um dos tradicionais circuitos do Carnaval de Salvador foi reprovada por representantes de blocos, trios e camarotes. A alteração segue defendida pelo Município e pela Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp