Política

Mulher finge ser líder do PL e aplica golpe em pastores e empresários

Reprodução/Arquivo
Acusada de aplicar golpe, Ivana já foi condenada por participação em esquema de desvio de recursos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo

Publicado em 20/02/2024, às 06h54 - Atualizado às 10h07   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mulher que se apresentava como liderança do Partido Liberal Mulher (PL) no Distrito Federal aplicou golpe em vítimas que pensavam ter comprado passagens aéreas para Lisboa, em Portugal, para participar de uma conferência partidária. A Polícia Civil contabiliza ao menos 10 pessoas, entre elas pastores, servidores públicos e empresários que tiveram prejuízos entre R$ 5 e R$ 10 mil. 

Segundo informações da coluna Na Mira, do site Metrópoles, a mulher foi identificada como Ivana Nazaré Freitas de Oliveira. Seu trânsito entre pessoas de alto poder aquisitivo, como empresários, chamou a atenção. Conforme a coluna, ela se infiltrava em encontros do PL e tirava fotos com políticos conhecidos da legenda, a exemplo da deputada federal Bia Kicis.

Em alguns casos, após receber as transferências em dinheiro, Ivana emitiu passagens falsas e deixava algumas vítimas irem até ao aeroporto acreditando que conseguiriam embarcar. Em outros momentos, os clientes estranhavam e, após cobrarem a devolução do dinheiro, acabaram bloqueados no WhatsApp.

Em agosto de 2019, Ivana foi condenada por peculato. À época, ela fazia parte de um grupo formado por servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que se envolveu no desvio de recursos da Superintendência Regional no Rio Grande do Norte (SRTE/RN) entre 2006 e 2008.

Como assessora da Secretaria Executiva, Ivana namorava um empresário beneficiado pelos desvios e participou do esquema ajudando a liberar os recursos ilegalmente pagos à empresa dele. Por isso, foi apontada como uma das "mentoras" do esquema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp