Política

Na calada da noite, Câmara abre caminho para aliado de Lula assumir BNDES; entenda

PT/Divulgação
O nome de Aloizio Mercadante, aliado de Lula, foi anunciado durante a tarde para comandar o BNDES  |   Bnews - Divulgação PT/Divulgação

Publicado em 13/12/2022, às 23h21   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (13), por 314 a 66, um projeto de lei que altera a Lei das Estatais e libera a indicação de Aloizio Mercadante à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O nome de Mercadante foi anunciado durante a tarde pelo presidente eleito Lula (PT). No entanto, havia um problema: a Lei das Estatais determina uma quarentena de 36 meses para indicados ao Conselho de Administração e para a diretoria de estatais que participaram de "estruturação e realização de campanha eleitoral". 

Mercadante foi coordenador da campanha de Lula à Presidência da República. O texto relatado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prevê que essa quarentena passe a ser de 30 dias.

Entretanto, para que a nova regra possa valer, o Senado ainda precisa aprovar a proposta. Caso isso ocorra, o ex-coordenador de Lula poderá assumir o cargo no início de 2023.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp