Política

“Não cobre perda que os servidores tiveram”, dispara Hilton Coelho sobre proposta de reajuste do governo

Dinaldo Silva / BNews
O reajuste faz parte do conjunto de projetos de lei encaminhados por Jerônimo Rodrigues (PT) para a ALBA  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 16/05/2023, às 16h28   Yuri Abreu e Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou, em conversa com a imprensa, nesta terça-feira (16), o reajuste linear, de 4%, que irá beneficiar cerca de 270 mil pessoas, incluindo servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais REDA, aposentados e pensionistas da Bahia.

Esse reajuste faz parte do conjunto de projetos de lei encaminhados por Jerônimo Rodrigues (PT) para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e que apresenta propostas que envolvem benefícios para valorização dos servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública.

De acordo com o parlamentar, “de maneira eloquente, os servidores estão nas galerias da ALBA para mostrar à sociedade, porque o governador já sabe, de todos os protestos do funcionalismo, que amarga uma perda de 53,33% e tem por parte do governo uma oferta de 4%”.

É uma proposta que não cobre nem a perda que os servidores tiveram no último ano. Os trabalhadores já tinham dito isso ao governo, apesar do governo não ter estabelecido mesa de negociação, foi uma mesa de comunicação, eles mesmos definiram dessa forma. [...] com certeza vai ter uma resposta à altura na tarde de hoje. Os servidores estão aqui para pressionar o governo para que seja tirado o PL e reveja essa posição, que é arbitraria e injusta”, ressaltou Hilton Coelho.

Além do reajuste linear que beneficia todas as carreiras da administração direta e indireta, com a aprovação dos projetos, servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública terão ainda acesso a ampliações em diferentes tipos de gratificações, promoções e reajustes salariais específicos.

Com os projetos aprovados, serão mais de R$ 1,3 bilhão investidos em reajuste e promoções salariais dos servidores públicos baianos somente em 2023. O reajuste linear, de 4%, irá beneficiar cerca de 270 mil pessoas, incluindo servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais REDA, aposentados e pensionistas.

Também de forma ampla, um reajuste complementar de 2,53% será concedido aos profissionais de carreiras com vencimento básico abaixo do salário-mínimo, a ser pago com valores retroativos a março. Essa medida beneficia 22 mil servidores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp