Política

“Não é razoável”, diz presidente da União dos Vereadores da Bahia sobre baixa presença de mulheres na política

Divulgação
Vereadora Edylene Ferreira, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), avalia a importância de fortalecer o debate sobre a baixa participação das mulheres na política  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/06/2022, às 12h28   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Edylene Ferreira (Republicanos), presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), disse que é importante trazer o debate sobre a baixa participação das mulheres na política para a sociedade e entidades legislativas do país. A declaração foi feita na véspera da palestra que fará no Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, prevista para acontecer nessa quarta-feira (29), no Rio de Janeiro.

"Precisamos falar deste assunto para os cidadãos comuns, mas também dentro do próprio cenário político. Todos precisam perceber a força intelectual e de trabalho que as mulheres têm. Mais do que compreender é necessário respeitar e incentivar este movimento de expansão da mulher no poder. Não é razoável que as mulheres sejam a maioria do eleitorado, mas tenham ainda uma representatividade tão baixa na política ", disse a vereadora.

No âmbito da participação feminina na política, o Brasil ocupa a posição 140 no ranking de 192 países analisados, segundo pesquisa da União Interparlamentar. O país fica atrás de todas as nações da América Latina, exceto do Paraguai e do Haiti.

Em números atuais, as mulheres representam 15% dos integrantes da Câmara dos Deputados; 12% no Senado Federal. No nível municipal, cerca de 900 cidades brasileiras não tiveram uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

Leia Mais:

Audiência terá juíza que negou aborto legal a menina de 11 anos e bolsonaristas; veja lista

Sob governo Bolsonaro, acesso a armas cresce 39%, mas apreensões caem; veja números

Geraldo Júnior diz que não irá ‘admitir’ decisão unilateral sobre bicicletas elétricas

O Encontro Nacional dos Legislativos Municipais começou nesta terça-feira (28) e vai até o dia 1º de julho. O foco do encontro é gerar maior integração entre as câmaras municipais e os vereadores do país.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp