Política

‘Nosso plano diretor é uma espécie de cópia de uma cidade paulista’, critica Hilton Coelho

Domingos Júnior / BNEWS
A crítica ocorreu no lançamento da pré-candidatura do cientista social e servidor público, Kleber Rosa (Psol), à prefeitura de Salvador  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNEWS

Publicado em 13/04/2024, às 16h57 - Atualizado às 16h59   Com informações da repórter Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) afirmou, em entrevista ao BNEWS, que o plano diretor de Salvador foi copiado da cidade de Campinas por uma empresa de consultoria contratada pela prefeitura. A crítica ocorreu no lançamento da pré-candidatura do cientista social e servidor público, Kleber Rosa (Psol), à prefeitura de Salvador, neste sábado (13), na Casa do Olodum, Pelourinho. 

“O Psol representa um campo político que não tem medo do conhecimento da nossa universidade sobre a questão urbana, por exemplo. Salvador, infelizmente, nos últimos anos, comprou um PDDU que não mudou nem o nome das ruas de Campinas, de uma empresa que fez a consultoria para a cidade de Salvador. Então, o nosso plano diretor é uma espécie de cópia de uma cidade paulista. Em relação a isso, o Psol pode romper”, avaliou Coelho. 

Em outubro, o psolista deve enfrentar o atual prefeito Bruno Reis (UB), que tenta a reeleição, e o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), aposta do grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). 

Ainda na ocasião, o parlamentar criticou a gestão de Bruno Reis diante das fortes chuvas que atingiram a capital baiana. “A prefeitura se limita a avisar com sirenes a população que simplesmente saia correndo das suas moradias, por outro lado é uma cidade cada vez mais concretada, seja no seu solo, seja na borda da cidade. Nós temos hoje uma grande polêmica sobre a possibilidade de Salvador se transformar num recife ou numa fortaleza que tem a sua borda de mar completamente tomada por paredões, então, isso vai deixar a cidade mais calorenta, a cidade com menos capacidade de absorção de água e tragédias vão continuar acontecendo como a gente viu nesse último período aí”, avaliou. 

Neste cenário descrito pelo deputado, surge a pré-candidatura de Kleber Rosa, que, segundo ele, vai democratizar a discussão. “Vai encontrar alternativas que sejam para população e não a grupos, a grandes empreiteiras que querem fazer obras, obras que nada têm a ver com a qualidade de vida da população, que a candidatura da esquerda socialista, Klener Rosa e Dona Mira estão colocadas aí”.

Na oportunidade, também foi lançada a pré-candidatura a vice-prefeita da educadora popular e coordenadora do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), Miralva Alves Nascimento, mais conhecida como "Dona Mira". 

O evento contou com a participação das pré-candidaturas à Câmara Municipal de Vereadores de Salvador (CMS) do PSOL e da Rede Sustentabilidade, de representantes de partidos de esquerda, ambientalistas, sindicalistas, lideranças comunitárias e movimentos sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp