Política

Nova reforma ministerial pode ter Rui Costa como alvo; entenda

José Cruz / Agência Brasil
Ministro da Casa Civil pode ser exonerado da pasta e ser conduzido para a presidência da Petrobras  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 04/12/2023, às 06h41 - Atualizado às 06h46


FacebookTwitterWhatsApp

O baiano Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil, pode ser um dos alvos das próximas mudanças a serem realizadas pelo presidente Lula (PT). Isso porque o chefe do executivo brasileiro já sinalizou a auxiliares que pretende fazer mais uma reforma ministerial em sua gestão. A intenção do Lula seria realizar mudanças mais amplas no início do próximo ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Caso seja confirmada, as mudanças devem atingir alguns ministérios do Palácio do Planalto. Dentre elas, a que mais chama atenção seria, como sobredito, a pasta do seu braço direito, o ex-governador da Bahia, Rui Costa. Ao que tudo indica, a intenção de Lula seria remanejar o baiano para a presidência da Petrobras.

Nessa próxima reforma, segundo dizem alguns auxiliares do presidente, também deve ocorrer a definição do sucessor do ministro da Justiça, Flávio Dino. Mesmo indicado e se aprovado pelo Senado Federal, Dino deve permanecer na pasta até a sua eventual posse no Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro.

Outras pastas

Interlocutores da presidência tem dito também que essas mudanças deve atingir os ministérios da Defesa e dos Direitos Humanos. Essas duas pastas são comandadas por José Múcio e Silvio Almeida, respectivamente. Vale lembrar que essas mudanças são praxe nas gestões de Lula já que ele sempre busca corrigir os rumos do governo após o primeiro ano de sua gestão. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (1°):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp