Política

Oficial: Lula exonera Daniela Carneiro do cargo de ministra do Turismo

Reprodução / Facebook
A exoneração de Daniela Carneiro foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na tarde desta sexta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Facebook

Publicado em 14/07/2023, às 15h59   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de vários capítulos, a novela chegou ao fim. Daniela Carneiro acaba de ser exonerada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do cargo de ministra do Turismo e a nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA) para o comando da pasta foi oficializada. Ambas as decisões foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na tarde desta sexta-feira (14).

Com a saída de Daniela Carneira do comando do Turismo, essa se torna a segunda demissão ministerial durante a atual gestão de Lula. O União Brasil, partido do qual Daniela pediu desfiliação após desentendimentos com os dirigentes da sigla, vinha cobrando uma mudança no Ministério do Turismo. Segundo o União, a nomeação de Daniela representava a cota pessoal de Lula e não agradava o partido.

Conheça Celso Sabino

Celso Sabino de Oliveira é natural de Belém, no Pará. Advogado e administrador, ele se filiou ao PSDB em 2013. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018. Sabino também foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Além disso, ele já atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.

Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito. Durante o seu primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil.

Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp