Política

Imposição de padrão estético a alunos de escolas militares e cívico-militares vira caso de Justiça; entenda

Divulgação / Ministério da Educação
As escolas militares determinam que “cabelos volumosos serão usados curtos ou presos”  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ministério da Educação

Publicado em 14/07/2023, às 15h41   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A imposição de padrões estéticos e de comportamentos baseados na cultura militar motivou o Ministério Público Federal (MPF) a entrar com uma ação civil pública para proibir que escolas militares e cívico-militares adotem essas medidas, as quais impedem os alunos de usarem determinados cortes e tipos de cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem ou a forma de se vestir

O MPF pede ainda que esses colégios se abstenham de punir os alunos pela apresentação pessoal. Para o MPF, a imposição de um padrão estético aos alunos tem impacto negativo desproporcional em indivíduos de grupos minoritários e configura discriminação.

As escolas militares determinam que “cabelos volumosos serão usados curtos ou presos” enquanto os cabelos curtos podem ser soltos. Segundo o MPF, isso representa racismo institucional com as pessoas pretas e pardas, com cabelos crespos e cacheados.

De acordo com o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, as restrições estéticas do modelo de militarização das escolas seguem uma visão de mundo “limitada da realidade, absolutamente incompatível com a virada paradigmática produzida pela Constituição Federal” e sem nenhuma vantagem comprovada no aprendizado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp