Política

Olívia Santana revela quando PL sobre pistolas d'água deve ser votado e reage a tema das Muquiranas para 2024

Yuri Abreu/BNews
Deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB) falou sobre os temas ao BNews, nesta terça-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Yuri Abreu/BNews

Publicado em 12/04/2023, às 05h50   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) revelou quando o Projeto de Lei de autoria dela que pretende probir, em toda e qualquer festa popular na Bahia, a utilização das pistolas d'água. O tema ganhou força após o Carnaval deste ano, quando membros do bloco As Muquiranas se envolveram em diversas confusões com a utilização do artefato.

Ao BNews, nesta terça-feira (11), a comunista também falou sobre a expectativa pela votação do texto - já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

"Eu estou com a expectativa muito positiva, acredito que a Assembleia vai aprovar esse projeto. A gente já deu um passo importantíssimo que foi a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e agora esperando que haja votação para que o projeto vá à votação. Eu estou otimista, acredito que vai votar porque é uma situação que contou com uma grande adesão também dos colegas deputados e deputadas. Houve muita indignação, uma indignação digamos coletiva. Aquela cena daquela mulher numa roda sendo rodeada (...) De homens com aquela, aquele artefato, aquela pistola de jato d'água dando molhando ela, foi um negócio assim muito humilhante", iniciou Olívia Santana.

"Há uma expectativa de que a gente possa votar esse projeto amanhã [hoje]. Mas, caso ele não seja votado amanhã [hoje], no máximo até a próxima semana, terça-feira a gente consegue sim aprová-lo", completou a parlamentar.

Tema das Muquiranas para 2024

No último domingo (9), o bloco ‘As Muquiranas’anunciou o tema da fantasia do Carnaval 2024. Os organizadores compartilharam uma foto nas redes sociais e explicaram a escolha de homenagearem as "Deusas Africanas" na folia baiana.

“O tema Deusas da África foi idealizado e elaborado durante anos, regido por toda espiritualidade e a necessidade de reparação histórica, não só social, mas para todos os nossos foliões. Somos um bloco com mais de 70% dos foliões negros e a representatividade é algo que sempre buscamos em todos os nossos temas e em 2024 não poderia ser diferente”, escreveu a agremiação no perfil.

Sobre a questão, Olívia Santana pontuou que iniciativa de homens se vestirem de mulher é algo que deveria ser revisto, uma vez que a sociedade está em constante evolução.

"Eu acho que já é uma coisa atrasada, ultrapassada. As mulheres já avançaram tanto na luta por direitos, esse negócio de se fantasiar de mulher (...) Mulher não é fantasia, nós somos mulheres, nós somos seres humanos, nós queremos viver uma relação de de respeito, de cordialidade com os nossos companheiros. O ato de se vestir de mulher usando a nossa imagem como uma fantasia carnavalesca, pra fazer uma provocação é uma coisa que já mostra o grau de atraso da nossa sociedade", afirmou.

"Nós estamos em pleno século vinte e um. Hoje o movimento de mulheres tem cada vez mais avançado nesta pauta do respeito à imagem das mulheres (...) o movimento de mulheres trans, as pessoas que são trans, mulheres trans não são uma escolha, são uma identidade de gênero. É diferente do homem que é hétero, que se diz machão e espera o Carnaval chegar pra fazer essa essa onda, de desqualificação da das mulheres. Eu acho que já não cabe mais e acho que o bloco As Muquiranas deveriam repensar essa forma de existir. Tudo na vida evolui e As Muquiranas também precisam evoluir", completou a deputada estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp