Política

Orçamento Secreto: Senador que recebeu R$ 50 milhões como "gratidão" pode deixar partido

Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Marcos do Val (ES) tem sido pressionado por grupo do Podemos após revelar como teve acesso a valor do Orçamento Secreto  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 08/07/2022, às 15h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pode deixar o partido, após ele revelar, em entrevista, que recebeu R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto como “gratidão” por ter apoiado a eleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado no ano passado.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a pressão vem de dentro do próprio Podemos, através de um grupo de parlamentares da sigla. Dois importantes nomes da legenda, os também senadores Álvaro Dias (PR) e Oriovisto Guimarães (PR) têm dito que a permanência de do Val “ficou difícil” e que ele vai acabar pedindo o desligamento.

Em nota divulgada nas redes sociais, nesta sexta-feira (8), a bancada do partido no Senado reforçou que é contra as emendas de relator: "Nós, senadores pelo partido Podemos, declaramos que somos contrários ao recebimento de verbas ou recursos provenientes das emendas RP-9 (orçamento secreto). Não compactuamos com essa forma de se fazer política. Entendemos que as emendas individuais e de bancada são suficientes. Sempre defendemos o fim das emendas RP-9". explica o documento assinado por Álvaro, Orovisto e outros cinco senadores da sigla.

Parte da sigla já havia ficado incomodada quando do Val assumiu a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 e decidiu tornar esse tipo de emenda impositiva.

Mal entendido

Na noite desta quinta-feira (7), após toda a repercussão negativa da entrevista ao Estadão, o senador Marcos do Val publicou uma nota na qual disse ter sido "mal interpretado quando concedi uma entrevista por telefone".

De acordo com o parlamentar, jamais houve qualquer tipo de negociação política para a eleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que envolvesse recursos orçamentários. "Afirmo com toda a certeza que jamais aconteceu", explicou o senador capixaba.

Ainda no documento, Do Val afirmou ter feito, na entrevista, referência a existência de critérios no Senado para indicações transparentes de recursos por senadores e que elogiou, neste sentido, a postura de Pacheco.

No final, ele reforçou que todo o recurso orçamentário recebido foi destinado ao estado natal dele, o Espírito Santo.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp