Política

Pacheco toma decisão sobre criação de CPI sobre atos golpistas

Roque de Sá / Agência Senado
A criação do colegiado sofre resistência do presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá / Agência Senado
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/04/2023, às 13h14



O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), revelou nesta terça-feira (18) que vai instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano.

A data da criação da CPMI segue com data indefinida. Uma sessão deve ocorrer nesta terça no Congresso Nacional em que será lido um pedido para a abertura da Comissão. Entretanto, Pacheco estuda adiar a sessão após pedidos de lideranças do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente já se posicionou de forma contraria a criação de uma CPI para investigar os atos golpistas. Na avaliação de Lula, o governo conta com os instrumentos necessários para apurar os crimes.

"O fato é que CPMI é um direito da minoria, assim reconhecido inclusive pelo STF. Esse direito será, por mim, garantido, mas o direito da realização da sessão é da maioria. Então, a maioria, se não quiser dar quórum para realizar a sessão, não acontece", defendeu Pacheco.

O presidente do Senado disse ainda que não analisou o requerimento para o adiamento da sessão. "Esse requerimento não foi apreciado, e logo após a minha saída aqui do Palácio do Planalto vou reunir com os líderes na presidência do Senado para poder apreciar esse pedido e o fundamento dele", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp