Política

Países americanos e um europeu emitem comunicado conjunto sobre situação da Venezuela; saiba mais

Reprodução/Redes sociais
Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha se uniram em defesa da soberania da Venezuela  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

lucas.pacheco@bnews.com.br

Publicado em 04/01/2026, às 16h57



Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha emitiram um comunicado neste domingo (04) expressando preocupação com a situação da Venezuela e com o que chamaram de tentativa de "controle governamental" e defendendo uma solução sem "ingerência externa". 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
"Manifestamos nossa preocupação diante de qualquer tentativa de controle governamental, de administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos, o que se mostra incompatível com o direito internacional e ameaça a estabilidade política, econômica e social da região", diz o documento.

Na madrugada deste sábado (03), os Estados Unidos atacaram a Venezuela em uma operação que resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da primeira-dama, Ciria Flores, em Caracas, capital do país. 

Segundo Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, o país norte-americano irá governar o sul-americano. Ele ainda disse que estará fortemente envolvido na  indústria petrolífera da Venezuela.

Sobre este ponto, a nota conjunta de Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha fala em "apropriação externa de recursos naturais". As nações defendem uma solução pacífica, com diálogo e sem "ingerências externas".

A nota, publicada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e pelo Governo da Colômbia, também fez um apelo à Organização das Nações Unidas (ONU) para uma maior contribuição em uma "desescalada" das tensões na região.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)