Política

Panorama Mata de São João 2024: Oposição se articula para “destronar” prefeito

Divulgação
O BNews conversou com atual presidente municipal do MDB, Agnaldo Oliveira Silva, que pretende concorrer para prefeito  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 13/03/2023, às 20h03


FacebookTwitterWhatsApp

A “guerra dos tronos” é clara: o foco é conseguir chegar ao poder independentemente dos meios para chegar a esse fim. Porém, diferente do enredo da aclamada série ‘Game of Thrones’, na vida real, não vale tudo para chegar a esse objetivo e não há mais monarquias, mas sim, uma república, mas o desejo de “destronar” o outro segue vivo, atualmente, em uma nova roupagem. E esse é o desejo do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Mata de São João e atual presidente municipal do MDB, Agnaldo Oliveira Silva, para com o prefeito João Gualberto (PSDB) na eleição de 2024.

O BNews, que já analisou os cenários em Alagoinhas, Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana, fez um panorama da situação por lá. À reportagem, Agnaldo confirmou que pretende concorrer para prefeito no próximo pleito. De acordo com ele, “a cidade precisa mudar urgentemente”. O líder partidário, que teve as contas aprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), também teceu diversas críticas à gestão do atual prefeito, o qual foi eleito em 2020 com 48,88% dos votos.

Me sinto à vontade e a disposição para que a cidade tenha essa opção a mais, para que possa mudar. Vamos trabalhar, fazer uma pré-campanha tranquila, conversando, dialogando e fazendo contraponto àquilo que a [atual] gestão não faz, que é cuidar das pessoas”, pontuou.

Segundo Agnaldo, falta atenção para coisas importantes como saúde, educação, emprego e moradia na cidade. “Nós nunca tivemos um programa de habitação municipal, por exemplo. São coisas mínimas que a gente não consegue avançar. A gestão atual só liga para construir e reformar imóvel. Construções faraônicas sem utilidade”.

Ao BNews, o presidente do MDB afirmou que o seu nome está à disposição “para que a população possa, realmente, ter uma gestão que seja comprometida com a vida”. “[A atual gestão] não atende os interesses do povo, atende aos interesses empresariais, somente”, disparou.

Agnaldo, que foi vereador entre 2017 e 2020, sendo o presidente da Câmara durante toda a legislatura, revelou ainda que o mesmo cenário se repete na Câmara de Mata de São João. “No ano passado a gestão gastou 600 mil reais só de diária. Gastou mais do que todo o período que a gente foi presidente. Um desmando total”.

Lado a lado com Lula e Jerônimo

O líder partidário também deixou claro que seguirá na base do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós acreditamos numa política diferente, não nessa política de ‘toma lá, dá cá’”, alfinetou. “Mata de São João foi a única cidade da região metropolitana que Jerônimo ganhou de ACM Neto (União). Assim como o presidente Lula também teve uma votação estrondosa”, relembrou.

Questionado sobre como ele imagina que o outro lado está se articulando, Agnaldo disse acreditar que João Gualberto vai tentar a reeleição.

Não vejo cenário para ele colocar outra pessoa. [...] A não ser que seja uma pessoa extremamente submissa. Mas o cenário que a gente percebe aqui é para ele mesmo disputar a reeleição. E a gente espera que seja ele mesmo. É importante que ele seja candidato e que ele seja derrotado para mostrar que Mata de São João não tem dono”.   

Enquanto isso, a "guerra dos tronos" segue...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp