Política

Partido Renovação Democrática é o terceiro maior em número de filiados

Divulgação / PRD
Fusão do Patriota com o PTB redeu ao Partido Renovação Democrática milhões de filiados  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PRD
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/01/2024, às 10h16


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ainda ter um nome pouco conhecido para o público, o Partido Renovação Democrática (PRD), fusão do Patriotas com o PTB, tem uma marca importante no meio eleitoral. Isso porque, com essa união, a legenda tornou-se o terceiro maior partido do Brasil. Ao todo, a nova sigla conta com milhões de pessoas filiadas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Fundado em novembro de 2023, após aprovação e autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PRD chegou a impressionante marca de 1.346.189 filiados. Agora o novo partido, que é comandado por Ovasco Resende, só perde nesse quesito para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Os tucanos do PSDB, que ainda tenta encontrar uma identidade para voltar a crescer nas eleições, fica logo atrás da nova sigla, com 1.312.582 milhão de filiados.

O detalhe é que essa fusão só aconteceu por causa da cláusula de barreira, algo que nenhum dos dois partidos havia conseguido atingir. Como consequência, nem o Patriota e nem o PTB conseguiu ter acesso ao Fundo Partidário. Isso mudou com essa fusão ao considerar o número de votos válidos que ambas as siglas receberam em todo o Brasil na eleição de 2022.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp