Política
Publicado em 05/07/2024, às 09h14 Rebeca Silva
O Partido Trabalhista de centro-esquerda obteve uma vitória eleitoral esmagadora no Reino Unido, tirando os conservadores do poder após 14 anos de uma revolta contra o atual presidente, que marcou o início de uma nova era na política do país.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!
Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições.
No início da manhã desta sexta-feira (05), o Partido Trabalhista ultrapassou o limite necessário, já que o primeiro-ministro cessante Rishi Sunak admitiu a derrota. Sunak saiu de Downing Street e renunciou como líder do Partido Conservador.
Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista de centro-esquerda, se tornará o próximo primeiro-ministro do país e declarou vitória nas primeiras horas.
“Nós conseguimos”, ele disse, dirigindo-se aos seus colegas trabalhistas. “Vocês fizeram campanha por isso, vocês lutaram por isso — e agora chegou... a mudança começa agora.”
Para Starmer, é um grande triunfo que trará enormes desafios, pois ele enfrenta um eleitorado cansado e impaciente por mudanças em um cenário sombrio e desgastado.
"Nada deu certo nos últimos 14 anos", disse o eleitor de Londres James Erskine, que estava otimista com a mudança nas horas antes do fechamento das urnas. "Eu apenas vejo isso como o potencial para uma mudança sísmica, e é isso que espero."
E foi isso que Starmer prometeu, dizendo "a mudança começa agora".
Enquanto milhares de funcionários contabilizavam as cédulas em centros de contagem por todo o país, os conservadores observavam a derrota histórica.
Classificação Indicativa: Livre
Tela dobrável
Últimas horas
Bom e Barato
Imperdível
som poderoso