Política

Patrocínio Indigno: força-tarefa bloqueia R$ 200 milhões de grupo criminoso na Bahia

Divulgação/SSP
PF mira grupo criminoso que tentou destruir provas investigadas em operação contra deputado baiano  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP
Matheus Simoni

por Matheus Simoni

[email protected]

Publicado em 26/11/2024, às 08h25



A Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA) conseguiram o bloqueio de R$ 200 milhões do grupo criminoso alcançado pela Operação Indigno, um desdobramento da El Patrón, que tem como alvo principal o deputado estadual Binho Galinha (Patriotas). De acordo com os agentes, por determinação de um advogado que patrocina a defesa de um dos presos na operação El Patrón, foram destruídas provas que estavam armazenadas em meio digital.


Na ocasião, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão domiciliar e cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades baianas de Feira de Santana e Serrinha, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana, na Bahia.


Foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.


A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 8 anos de reclusão.


Participaram a Polícia Federal, a Receita Federal do Brasil, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais – GAECO, a Força Correcional Especial Integrada – FORCE e a Corregedoria Geral da Polícia Militar do estado da Bahia – CORREG.


Em nota divulgada nesta terça, o deputado afirmou que tem colaborado com a justiça para esclarecer os fatos. "O deputado estadual Binho Galinha ressalta que acredita firmemente na Justiça e no trabalho das autoridades competentes. Ele reafirma que tem colaborado ativamente com as investigações e espera que a verdade prevaleça. O deputado segue  acompanhando o desenrolar da apuração e confiante de que as medidas necessárias serão tomadas para garantir a ordem e a justiça", declarou Binho Galinha. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags