Política

Pesquisa aponta preocupação de baianos com alta da violência; veja resultado

Reprodução
Estado vive escalada em casos de violência e lidera ranking nacional de homicídios  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/05/2022, às 17h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O medo da violência é o sentimento que mais cresceu entre os baianos nos últimos dois meses, segundo indica resultado da pesquisa Genial/Quaest divulgada esta semana. 

Para 25% dos entrevistados a violência é o problema mais grave da Bahia, contra 10% verificados na mesma pesquisa feita no mês de março - o que representa um crescimento de 150%.

Leia também:

O levantamento ouviu 1.140 pessoas entre 13 e 16 de maio, período posterior às mortes de três policiais militares em Salvador e à onda de assaltos que se espalhou pelo estado. 

O soldado Alexandre José Ferreira Menezes Silva, de 30 anos, morreu com um tiro na cabeça enquanto trabalhava no bairro de Águas Claras, no dia 7 deste mês, e, menos de 24 horas depois, os policiais Victor Vieira Ferreira Cruz e Shanderson Lopes Ferreira, foram atacados por criminosos e morreram quando voltavam do sepultamento de Alexandre

Esta semana, o Monitor da Violência, do site G1 com a Universidade de São Paulo, mostrou que a Bahia é líder nacional no ranking de homicídios, com 1.326 mortes somente nos três primeiros meses de 2022. 

“Na contramão disso, o investimento estadual em segurança pública, somando todos os governos do PT nos últimos 15 anos, não chegou a 5%”, denuncia o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Sandro Régis (UB). 

Veja mais:

A preocupação com a insegurança pública só não é maior que com a economia, principal entrave apontado por 32% dos ouvidos pela Genial/Quaest. A pesquisa revelou ainda que subiu de 68% para 79% a fatia de baianos para os quais piorou a capacidade de pagar as contas nos últimos três meses. 

Segundo indicador mais recente do IBGE, a Bahia teve o maior índice de desemprego do Brasil, com taxa de 17,6% no primeiro trimestre deste ano. A média nacional ficou em 11,1%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp