Política

Petistas baianas disparam contra deputado após ataque a estrela global

Montagem/Reprodução
Deputado estadual foi alvo de petistas baianas por críticas a Camila Pitanga  |   Bnews - Divulgação Montagem/Reprodução

Publicado em 11/08/2022, às 19h48 - Atualizado às 20h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois importantes nomes do grupo feminino do PT na Bahia partiram para o ataque contra o deputado estadual Robinho (PP), após o parlamentar criticar fortemente a atriz da TV Globo, Camila Pitanga, por ela ter pedido a volta do ex-presidente Lula (PT) ao poder.

O pepista, ao reagir ao fato em um grupo de Whatsapp, declarou: “Bezerrona apartada dá muito trabalho, berra muito”. Ao ser questionado pelo BNews, nesta quinta-feira (11), ele teria dito que no interior da Bahia a expressão seria usual.

Uma das que se manifestou foi a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT). Para ela, as falas de Robinho foram machistas, misóginas, grosseiras e "completamente ignorantes".

Ainda de acordo com a edil, que também é candidata a deputada federal, o pepista tenta justificar "a estupidez e o machismo" na origem da cultura do interior, desrespeitando não só as mulheres, mas a população das centenas de municípios baianos.

“Uma grande falácia, pois o povo do interior, também o povo rural e da roça, têm sua forma de se expressar e isso não significa carregar consigo malícia nem preconceitos. O que o deputado fez foi mostrar seu machismo e sua misoginia, que já poderiam ter sido extirpadas de sua postura ética e pessoal, principalmente enquanto figura pública. Ele fala como se o povo ‘rural’, como o próprio se refere, fossem iguais a ele”, disparou.

Também conforme a petista, o deputado estadual, além de comparar uma mulher a um animal fêmea em processo de amamentação, demonstra não entender absolutamente nada sobre o que foi a Lei Rouanet.

"Esse deputado não deve saber nada sobre cultura e sua importância, ou pelo menos finge não saber que a Rouanet teve contribuição fundamental para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais”, disse Marta.

“O deputado vai atrás das fakenews de Bolsonaro, com o discurso barato e promíscuo sobre a lei Rouanet, que foi tão importante e ainda é, promoveu e estimulou a regionalização da produção cultural e artística brasileira, valorizando recursos humanos e conteúdos locais, através de editais. A Rouanet  incentivou empresas a investirem. As declarações dele são um desserviço para a Bahia”, completou a vereadora.

Covardia

Outra petista baiana que reagiu as falas do deputado Robinho foi Major Denice, que foi candidata à Prefeitura de Salvador, em 2020. Para ela, a fala do parlamentar é covarde e representa o machismo querendo silenciar e paralisar as mulheres.

"A misoginia é o sentimento mais covarde que enfrentamos nesses últimos anos, vem de sujeitos sem predicado, sem adjetivos, que na falta de conhecimento preferem o ataque. É o machismo querendo nos silenciar, nos paralisar", disse.

"Não posso como mulher aceitar que outra de nós seja atacada por uma pessoa  que não aprendeu o verbo respeitar! Que só aprendeu a tratar as mulheres, da forma que lida com seu 'gado'. Que esses aceitem, nós não!", acrescentou Major Denice.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp