Política

PGR pede para investigar Bolsonaro por incitação ao crime nos ataques em Brasília

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O objetivo da PGR é apurar se Bolsonaro cometeu incitação pública de crime  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 13/01/2023, às 19h00   Redação BNews



A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu para incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro em um inquérito que investiga a incitação e autoria intelectual dos atos terroristas ocorridos no último domingo (8), em Brasília. O objetivo da PGR é apurar se Bolsonaro cometeu incitação pública de crime.

A iniciativa foi tomada pela Procuradoria após o ex-presidente ter compartilhado um vídeo que sugeriu que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). A publicação foi feita na noite da última segunda-feira (9) e apagada horas depois.

Segundo O Globo, o pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que é coordenador do recém-criado Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. Ele pede que seja incluída no inquérito uma representação assinada por 79 membros do Ministério Público Federal (MPF) pedindo a investigação de Bolsonaro pelo vídeo.

O subprocurador também quer que a Meta, empresa controladora do Facebook, onde o vídeo foi compartilhado, preserve a publicação, mesmo depois ela ter sido sido apagada.

Até o momento, a PGR já solicitou ao STF a abertura de sete inquéritos para investigar as manifestações golpistas. As investigações estão divididas em núcleos de executores, financiadores, instigadores e autoridades públicas envolvidas. O pedido sobre Bolsonaro foi encaminhado em um desses inquéritos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp