Política

Alice sai do 'Temos identidade' para o 'Se possível'

Imagem Alice sai do 'Temos identidade' para o 'Se possível'
Rumores indicam que PCdoB irá recuar e sair do páreo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/06/2012, às 08h54   Caroline Gois Twitter (@goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Após informações de que há a possibilidade do PCdoB recuar e indicar vice para o PT na disputa pela vaga do Thomé de Souza, a, até então, candidata comunista, Alice Portugal, mudou o discurso em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (27), ao Programa do Bocão, na Rádio Sociedade. 

"Se houver a possibilidade de mantermos a candidatura, iremos manter. O Partido é que decide", afirmou, após meses declarando que o PCdoB tem candidatura própria e apostando, inclusive, no segundo turno. "O segundo turno traz opções para a cidade. Política não é matémática e estamos sim em processo de conversação com o PMDB, PV, deixando claro que temos nossa candidatura prórpia."
Em maio deste ano, quando questionada sobre um possível apoio ao PT já que são aliados, a Alice Portugal reafirmou a candidatura e disse que "apoiamos Dilma e Wagner, mas temos identidade".
Na terça-feira (26), o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, admitiu ao jornal Tribuna da Bahia, que ficou “sensível” diante dos apelos do governador Jaques Wagner (PT). Os dois conversaram sobre o processo na última sexta-feira e o gestor teria colocado fortes motivações para ter os comunistas colados com os petistas ainda no primeiro turno.
A conjuntura em torno da candidatura do deputado federal ACM Neto (DEM), que nas avaliações do meio político teria construído apoios significativos, e ainda pesquisas que teriam demonstrado o crescimento do democrata, do candidato do PMDB, Mário Kertész e da própria Alice teriam estimulado o avanço nas conversações para que a base se una e o PCdoB decida logo se aliar ao PT.  
Embora afirme que a candidatura de Alice está mantida, o dirigente comunista na Bahia deixou claro ontem que não está descartado abdicar da postulação própria. “Recuar jamais, mas a chance é de avançar junto com o projeto liderado pelo governador Jaques Wagner”, sinalizou Daniel à Tribuna. 
Vale ressaltar que na convenção do PCdoB, Alice bem que tentou contemporizar, mas ficou difícil ignorar o fato de que o PT não enviou nenhum representante ao evento. Alice afirmou que recebeu uma longa ligação do pré-candidato petista Nelson Pelegrino e que durante a conversa ele chegou a revelar que esperava ainda caminha junto com ela no primeiro turno. A resposta imediata foi: não.
Coisas da política.

Foto: Gilberto Junior// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp