Política

Políticos lamentam morte de Pelé, Rei do Futebol; confira

Divulgação
Pelé faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 29/12/2022, às 16h07 - Atualizado às 17h33


FacebookTwitterWhatsApp

Políticos de todo o Brasil estão lamentando a morte do ex-jogador e Rei do Futebol, Pelé, vítima de um câncer no cólon. Ele faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. O astro estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro.

Lula

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que "poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele [Pelé]".

Guilherme Boulos

O deputado federal mais votado em São Paulo, nas eleições de outubro deste ano, Guilherme Boulos (PSOL), escreveu:

PELÉ ETERNO: 1283 gols. 3 titulos mundiais. O maior da história. Vá em paz, Edson Arantes do Nascimento".

Marina Silva

A futura ministra do Meio Ambinete, Marina Silva, também lamentou a morte de Pelé.

O Brasil está de luto. Pelé, o nome dele foi e continuará sendo adjetivo, sinônimo de ser craque e ser genial naquilo que faz. Que Deus conforte seus familiares e sua incontável torcida".

Olívia Santana

Deputada estadual reeleita, Olívia Santana (PC do B) destacou legado do ex-jogador.

Único jogador do mundo com três títulos mundiais, 95 gols com a camisa do Brasil, sendo o maior artilheiro da seleção. Pelé, o rei do futebol, se foi, mas seu legado no esporte fica! Que descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares, fãs e amigos”.

Cacá Leão

O deputado federal Cacá Leão (PP) também lamentou a perda de Pelé.

Luto no futebol brasileiro e mundial, perdemos hoje o Rei Pelé, aos 82 anos. A lembrança que fica é do seu futebol arte que o alçou três vezes campeão mundial pela Seleção Brasileira".

Geraldo Júnior

O vice-governador da Bahia diplomado, Geraldo Júnior, escreveu:

Hoje o Brasil se despede do maior ídolo do futebol. O rei Pelé deixa um grande legado para as nossas gerações. Gênio do esporte, foi o único jogador a vencer por três vezes a Copa do Mundo. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz."

Jorge Solla

Entre bilhões de humanos que aqui vivem, e por aqui passaram, quantos conseguiram explorar sua genialidade no limite do humano? Quantos conquistaram reconhecimento inconteste, unânime, quantos viraram lenda?"

Arthur Maia

O deputado federal Arthur Maia disse que Pelé foi um “inigualável esportista”.

Nenhum brasileiro foi tão conhecido como o Rei Pelé, o seu nome  é sinônimo do esporte mais popular do planeta. Alem do inigualável esportista, sempre nos orgulhou com sua história de vida e sempre nos cativou com o seu lindo sorriso de gente do bem. Deus lhe receba no seu amor", escreveu.

Margareth Menezes

A futuro ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que Pelé “foi e sempre será um gênio”.

O Brasil perde o maior jogador da história. Edson Arantes do Nascimento, nosso rei Pele, foi e sempre será um gênio que influenciou milhões de jovens e adultos fãs de futebol, no Brasil e no mundo. Um legado que permanecerá eternamente. Muito obrigada, Rei!"

Rui Costa

O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), também se pronunciou sobre a morte de Pelé.

Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno! Está decretado luto oficial de 2 dias na Bahia”.

Jerônimo Rodrigues

O governador da Bahia diplomado, Jerônimo Rodrigues (PT), escreveu:

O Brasil se despede hoje de um dos seus maiores ídolos: Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, brasileiro ilustre que fez história como o maior atleta de todos os tempos.

ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), disse que “Pelé transformou o futebol em arte”.

Maior jogador de todos os tempos, Pelé transformou o futebol em arte e levou o nome do Brasil para o mundo inteiro. Perdemos um ídolo, um gênio e uma inspiração para diversas gerações. O nosso agradecimento ao eterno rei do futebol.

Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também lamentou:

O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz.

Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, escreveu:  

O Brasil e o mundo lamentam a morte do nosso eterno Camisa 10, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo.

Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), pontuou que “Pelé levou o Brasil para o mundo”.

Hoje nos despedimos de uma lenda. Fica difícil até achar palavras que descrevam tudo que ele fez pelo futebol. Pelé levou o Brasil para o mundo e revolucionou o esporte com sua magia, seus gols e dribles incomparáveis. Vá em paz, Rei!

Otto Alencar

O senador baiano Otto Alencar (PSD) disse:

Tive a graça de ver Pelé jogar e sem dúvida nenhuma é o maior da história. Meus sentimentos aos familiares e amigos do Rei Pelé. Que Deus conforte o coração de todos. O Brasil perde hoje um gênio que transformou a maneira de jogar, rei imortal do futebol.

Gleisi Hoffmann

A deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse que recebeu a notícia da morte de Pelé com tristeza.

É com tristeza que a gente recebe a notícia da morte de Pelé. Nos deixa lindas recordações do futebol. Obrigada pelas alegrias que nos deu na seleção brasileira e por honrar o nome do Brasil mundo afora! Vá em paz. Pelé, presente!

Dilma Rousseff

A ex-presidente de Brasil, Dilma Rousseff, fez um agradecimento a Pelé.  

Obrigada, Pelé! Obrigada pelos sorrisos que proporcionou. Pelas lágrimas de emoção. Pelos gritos de gol. Obrigada pelas alegrias que deu ao povo brasileiro e aos povos do mundo. Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e à sua família meu imenso pesar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp