Política

Políticos baianos reagem ao ataque sofrido por Gilberto Gil no Catar; veja

Reprodução/Twitter @jaqueswagner
Através das redes sociais, políticos se manifestar sobre o fato ocorrido com o músico baiano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @jaqueswagner

Publicado em 27/11/2022, às 11h45   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Os ataques sofridos pelo cantor baiano, Gilberto Gil, durante a vitória do Brasil sobre a Sérvia, por 2x0, não passaram despercebidos pelos políticos na Bahia e no Brasil, que logo reagiram após tomar conhecimento do fato.

Na última quinta-feira (24), o artista estava ao lado da mulher, Flora, quando foi atacado por um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gil, após a repercussão do fato, também usou as redes sociais para se manifestar. Em um vídeo publicado no Instagram, ele classificou a ação como estúpida e agradeceu o carinho recebido. "Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio", escreveu.

Pelo Twitter, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a esposa, Janja, manifestaram solidariedade a Gilberto Gil e a Flora.

"Ligamos para @gilbertogil e @Floragil2222 manifestando nossa solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Qatar. Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência, Q o agressor seja identificado e responda pelo seu ato", escreveu Janja.

"Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos", completou Lula.

O senador Jaques Wagner também comentou a ofensiva: "As agressões sofridas por @gilbertogil são uma demonstração de ignorância e falta de respeito que não combinam com o espírito democrático civilizado. Precisamos acabar com a violência política e reconstruir um Brasil de paz. Minha solidariedade ao imortal Gil e Flora", afirmou.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou o fato que partiu daqueles que "espalham ódio por onde passam e envergonham o Brasil". "Gil é nosso orgulho e representa o que nosso país tem de melhor. Merece todo o respeito do mundo", disse o gestor.

Já o governador eleito do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) repudiou a ação de bolsonaristas contra Gilberto Gil.

"É revoltante e merece nosso repúdio o ataque de inconformados com o resultado da eleição a @gilbertogil, patrimônio da Bahia e do Brasil. Que o ódio e a intolerância deem lugar ao respeito e ao amor que Gil tantas vezes canta. Toda solidariedade ao nosso imortal!"

Por sua vez, até a publicação desta nota, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) e o candidato derrotado nas eleições ao Governo da Bahia, ACM Neto (União), ainda não tinham se manifestado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp