Política

Prefeito de Porto Seguro quebra silêncio sobre ação judicial que impede casamentos em Trancoso; veja

Divulgação Alba
"Acionei a Procuradoria Geral do Município para atuar na demanda, levantando os questionamentos que causaram a ação civil pública e a suspensão dos eventos", disse o prefeito  |   Bnews - Divulgação Divulgação Alba
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 08/05/2023, às 22h45


FacebookTwitterWhatsApp

Duas semanas depois que a Justiça atendeu a ação movida pela Associação Despertar Trancoso, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, resolveu se manifestar nas redes sociais, afirmando que está a em defesa do coletivo e que é "a favor da realização das festas que aquecem a economia do Litoral Sul". A declaração acontece na véspera de uma manifestação marcada pelos produtores da região que desde o dia 24 de abril vêm sendo prejudicados por causa da ação que impede a realização de eventos, como casamentos, no quadrante do distrito.

"Já decretei a criação da comissão que vai estudar a elaboração das regras para manutenção das festas no Quadrado de Trancoso e acionei a Procuradoria Geral do Município para atuar na demanda, levantando os questionamentos que causaram a ação civil pública e a suspensão dos eventos, afetando de forma significativa a atividade econômica do distrito e sua população", disse Jânio.

Ainda em sua declaração, o gestor afirmou que a ideia é "encontrar um meio-termo, para que Trancoso volte a ser o destino mais procurado do Brasil para a realização destes eventos, que empregam mão-de-obra local e geram renda para o distrito, mantendo as festas em perfeita harmonia com o meio ambiente e o patrimônio histórico", conluiu prefeito.

Ação Judicial

Desde a semana passada que a determinação ganhou espaço na mídia, a partir de uma petição online que tem como objetivo a realização dos eventos que foram cessados a partir da ação judicial. No site as assinaturas já ultrapassaram a meta inicial (duas mil) tendo, na noite desta segunda-feira (08), mais de 2.900 pessoas que concordam com o pleito, chegando quase a nova meta do grupo, de três mil assinaturas.

Com a nova medida, pelo menos 100 casamentos deixarão de ser realizados no local, de acordo com o site Jojô notícias, que conversou com produtores da região. “Somente na minha empresa, 35 pessoas deixam de ser empregadas com a falta desses eventos”, disse um empresário do ramo de estruturas metálicas, ao site. A ação fez com que empresários da região se reunissem em busca de soluções.

Na terça-feira (09), ocorre uma manifestação no Quadrado, ponto turístico local onde, costumeiramente, são realizados casamentos, com o intuito de dar um abraço simbólico no espaço. A organização pediu para que os presentes vistam branco. Segundo a convocatória, a ideia é unir "todos por uma causa maior".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp