Política

Presidentes do Congresso farão viagem para o exterior; saiba mais

Marcos Oliveira / Agência Senado
Viagem acontece em meio à ofensiva de parlamentares contra STF e o Governo Federal  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira / Agência Senado
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 07/10/2023, às 20h52 - Atualizado às 21h03


FacebookTwitterWhatsApp

Com os ânimos 'pegando fogo' no Congresso Nacional, em meio às polêmicas envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD) vão viajar. O presidente da 'Casa Alta' irá levar alguns parlamentares para 'passear' pela Europa passando por Portugal e França. Já o gestor da 'Casa Baixa' levará alguns deputados para a Ásia, indo para a Índia e para a China.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Entenda

Na viagem, o senador Rodrigo Pacheco irá para Portugal para se encontrar com algumas autoridades portuguesas em Lisboa. Lá o político brasileiro ainda receberá uma medalha de honra em Coimbra. Após a estadia em terras portuguesas, o presidente vai para a França onde, em Paris, será um dos palestrantes do Fórum Internacional Esfera. Ao todo, o presidente do Senado Federal irá se ausentar do Brasil do dia 10 ao dia 16 de outubro.

Junto com Pacheco devem ir cinco senadores. O nome que chama mais atenção é do senador Davi Alcolumbre (União), que foi o responsável por aprovar, em comissão, a PEC que limita poderes do STF. Além dele foram convidados os senadores Randolfe Rodrigues (Sem partido), Ciro Nogueira (PP) e Giordano (MDB), e a senadora Daniela Ribeiro (PSD).

Por outro lado o deputado Arthur Lira irá para a Ásia, onde fará visitas a Índia e a China. Detalhes sobre a viagem não foram informadas pela equipe do presidente da Câmara dos Deputados e nem pela própria 'Casa Baixa'. A única coisa, além dos destinos, que se sabe é o tempo de estadia de Lira fora do Brasil

Na Ásia Lira passará cerca de 10 dias. O presidente da Câmara sairá de terras brasileiras também no dia 10, mas só retorna no dia 20 de outubro. A certeza é que, com a ausência de Lira, várias votações de projetos desejados por Lula (PT) devem sofrer com atrasos. Este é o caso, por exemplo, da PL das Offshores. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp