Política

Problema será totalmente resolvido "em poucas horas", garante Alckmin

Marcelo Camargo / Agência Brasil
A falta de energia afetou 25 estados e o Distrito Federal  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 15/08/2023, às 13h00


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), garantiu que o sistema elétrico brasileiro será retomado em “poucas horas” após o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal. A declaração foi dada nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto.

“Nós tivemos hoje, 8h30 da manhã, uma perda de carga de 16 megawatts, mas já está sendo recuperado, região sul, sudeste, Centro-Oeste 100% normal, o Nordeste já recuperou 80% e está recuperando rápido, e a região Norte mais de 40%. Então a gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado”, disse Alckmin.

“Vai se investigar a causa dessa perda de carga, mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, das equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, acrescentou.

Alckmin revelou ainda que conversou, por telefone, com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), que está no Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial.

“Conversei [também] com o seu substituto, que é o Efraim [Efrain Pereira da Cruz], o secretário-executivo, e está indo bem”, continuou o presidente em exercício. “Estão com o problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema. Então, já Centro-Oeste, Sul e Sudeste 100% normalizado, Nordeste mais de 80% normalizado, região Norte 40%. Está indo bem. Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas pode estar recuperada essa perda de carga”, reformou Alckmin.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp