Política

Projeto de Lei criado na Câmara tem objetivo de acabar com telemarketing indesejado; saiba mais

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A ideia foi protocolada na Casa legislativa durante a semana passada  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 08/05/2022, às 12h31 - Atualizado às 12h32   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto de lei na Câmara dos Deputados promete, caso seja aprovado, acabar com as chamadas de telemarketing indesejadas. A ideia é do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), que protocolou a matéria na última quarta-feira (4).

Segundo a proposta do parlamentar, as empresas apenas poderão ofertar serviços e produtos por telefone dos consumidores que expressamente demonstrarem interesse em receber as ligações. Com isso, a lógica seria invertida: todos os números que existem no país seriam incluídos nesses cadastros. Quem quisesse receber a ligação precisaria pedir para sair em desses cadastros.

No Brasil, há, atualmente, algumas ferramentas que possibilitam aos consumidores se cadastrarem para não receberem os telefonemas. Uma delas é o Não me Perturbe, lançado em 2019 pelas operadoras de telefonia e da área de crédito. Além disso, alguns Procons estaduais também têm suas ferramentas locais.

Leia também: Regra que obriga telemarketing a se identificar ainda tem baixa adesão

“De fato, embora muitos deles manifestem o total desinteresse pelas ofertas, os fornecedores insistem em entrar em contato telefônico, perturbando a vida particular dos cidadãos, por isso entendemos ser necessário a inversão do cadastro, deixamos todos os números telefônicos no cadastro de proibição de oferta permitindo o telemarketing ativo apenas aos consumidores que assim o desejarem”, afirmou Carreras.

Caso as empresas descumpram a legislação, a ideia é que sejam obrigadas a pagar uma multa de R$ 10 mil por cada ligação irregular efetuada.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp