Política

Quem é Marcelo Werner, o novo Secretário de Segurança Pública da Bahia?

Divulgação/Manu Dias
Marcelo Werner é delegado da Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Manu Dias
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 29/12/2022, às 17h48 - Atualizado às 18h21


FacebookTwitterWhatsApp

O delegado Marcelo Werner foi anunciado como Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP). Ele assume o cargo a partir de 2023, na gestão do governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT). Soteropolitano, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), ele é delegado da Polícia Federal (PF). 

Professor de técnicas operacionais da PF desde 2021, Werner já foi chefe do Setor de Inteligência Policial (SIP) da Polícia Federal, chefe substituto da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF na Bahia e chefe substituto da Delegacia de Polícia de Imigração (Delemig).

Em sua carreira na Polícia Federal, realizou dezenas de cursos e formações complementares e, atualmente, também é professor de armamento e tiro da PF e operador do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).

Desde maio deste ano, Marcelo Werner exerce o cargo de delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da Superintendência da Polícia Federal na Bahia. Antes da PF, foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia e também atuou com advogado.

Em discurso após ser anunciado por Jerônimo, na coletiva de imprensa da Desenbahia nesta quinta-feira (29), Werner defendeu que a segurança seja discutida de maneira integrada.

"É um tema complexo, que demanda toda a nossa atenção. Tem que funcionar de forma integrada e envolve todas as outras secretarias", destacou.

Ele prometeu também atuar com foco na inteligência e foco nos direitos humanos. Werner vai substituir o secretário Ricardo Mandarino, atual titular da pasta.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp