Política

Radar BNews: "ACM Neto perdeu para ele mesmo", analisam jornalistas sobre fala do ex-prefeito

Paulo M. Azevedo/ BNews
Comentários foram feitos no novo programa de política da BNewsTV  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/ BNews

Publicado em 19/01/2023, às 18h53 - Atualizado às 19h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os comentários do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, acerca de sua derrota para Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições ainda continuam dando o que falar. Durante a edição desta quinta-feira (19) do Radar BNews, novo programa de política da BNewsTV, os jornalistas de política Henrique Brinco e Eduardo Dias analisaram a fala do candidato derrotado, que disse que perdeu as eleições para o presidente Lula (PT) e não para Jerônimo (PT).

Nesta quinta, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) endossou, em parte, a declaração polêmica do ex-prefeito. Segundo ele, a força de Lula, na região Nordeste, não deve ser descartada.

Repórter de política, Eduardo Dias comentou a declaração de Adolfo e complementou sobre a fala de ACM Neto. 

"De fato, ele não está errado sobre as chances de Jerônimo. A gente viu a campanha como foi. Jerônimo se atrapalhou algumas vezes em entrevistas, sabatinas, nos próprios debates também. Nesse quesito, ACM Neto nadou de braçada. Mas acredito que Neto também subestimou o poder do governo do Estado no interior, a força política do grupo de Rui Costa. A eleição não se ganha somente em Salvador, apesar dele ter tido muitos votos, mais de 1 milhão no segundo turno, mas que não foram suficientes para fazer frente a Jerônimo", disse Eduardo.

"Acredito, como Adolfo, que em partes, o ex-prefeito esteja certo. Mas não dava para subestimar um político como Jerônimo, que está sendo moldado. A verdade é essa. Como Rui Costa foi um dia, moldado por Jaques Wagner. Agora os papéis mudaram. Sem Lula, o jogo pederia ter sido outro, mas não quero cravar que ele teria uma vitória acachapante, mas que poderia ter sido eleito, com certeza", pontuou o repórter.

Já Henrique Brinco, que é editor de política do BNews, avalia que ACM Neto "perdeu para ele mesmo". 

"Eu acho que ACM Neto perdeu para ele mesmo. Ele é um político brilhante, não tenho o que falar de Neto. Só que acho que as vezes ele cria um ambiente... é como a 'solidão dos grandes líderes', de estar no topo e não ter ninguém para dizer: 'Amigo, baixe a bola, reveja seus conceitos'. Acho que ACM Neto não tinha essa pessoa para falar isso, porque ele criou esse ambiente de liderança centralizada que as pessoas ficam até com medo de falar a verdade para ele", avaliou Brinco.

"Esse assunto sobre a eleição rende até hoje e acho que é algo que deve ser estudado. Foi uma eleição inédita, que há anos não se tinha um segundo turno na Bahia", completou.

Confira abaixo o comentário dos jornalistas, a partir do minuto 17:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp