Política

Randerson Leal revela bastidores da desistência de Carballal em acumular cargos; saiba detalhes

Divulgação
Suplente deve assumir vaga de Carballal na Câmara, após negociação envolver governador e deputado  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 01/07/2023, às 06h45


FacebookTwitterWhatsApp

O suplente de vereador Randerson Leal (PDT) revelou ao Bnews os bastidores da negociação que levou o presidente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), Henrique Carballal (PDT), a decidir pedir licença da Câmara Municipal de Salvador. De acordo com ele, a decisão teve influência decisiva do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Inicialmente, Randerson e Carballal conversaram por telefone na última terça-feira (27), quando o presidente da CBPM lhe confessou a intenção de acumular dois cargos, se mantendo também vereador de Salvador. Ele se baseava em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que opinou pela possibilidade do acúmulo.

“Chegamos a conversar. Falei com ele por telefone na terça-feira. Ele me explicou a situação do parecer e eu entendi que era um direito dele. Ficamos de conversar com o governador”, relatou Randerson.

O posicionamento de Carballal mudou quando o governador Jerônimo Rodrigues interferiu no processo. O petista solicitou que o vereador deixasse seu mandato para focar inteiramente na gestão da CBPM, liberando um espaço na Câmara para que Randerson Leal assumisse o mandato.

“Não falamos com ele presencialmente, mas por telefone o governador Jerônimo pediu para que Carballal focasse na gestão da CBPM e assim permitisse que eu assumisse o mandato. Aconteceu o natural”, contou o suplente.

Quem também atuou para que Carballal pedisse licença na Câmara de Salvador foi o deputado estadual Roberto Carlos (PV), que é pai de Randerson Leal. O parlamentar conversou tanto com Jerônimo quanto com o presidente da CBPM, para viabilizar que o filho assumisse uma cadeira no legislativo soteropolitano.

“Naturalmente, meu pai, como tudo que eu faço, faço combinado e falando com ele. Obviamente, tem um peso, até porque meu pai está no sexto mandato e sempre esteve ao lado de Wagner, de Rui e de Jerônimo”, confessou.

Feliz pela oportunidade de voltar à Câmara, Randerson Leal se mostrou agradecido ao governador Jerônimo Rodrigues e a Carballal, mas também ao vice-governador Geraldo Jr. (MDB), a terceira figura a participar das negociações.

“Agradeço ao governador, desde sempre muito solícito. É um governador que tem diálogo com os deputados, com os vereadores. Mostra que acertamos em trabalhar para ajudar a eleger o governador Jerônimo Rodrigues. Sou muito grato a ele e ao vice-governador Geraldo Júnior. E também ao próprio Carballal, que poderia ficar, mas usou o seu bom senso, para que ele possa trabalhar lá e permitir que a gente também contribua para a população de Salvador”, disse Randerson.

Ainda suplente, Randerson só deve tomar posse como vereador de Salvador após o recesso parlamentar, no dia 1º de agosto, quando a mesa diretora da Casa retornar aos trabalhos. Enquanto isso, ele se prepara para retomar seus projetos, voltados para o esporte e para a defesa do consumidor.

“É como fizemos na última vez. No ano passado, ficamos um tempo e trabalhamos voltados às minhas principais bandeiras, como é o esporte. É um ponto muito frágil da nossa cidade. E também na área da defesa do consumidor, por eu ser advogado. Além de todas as matérias que são de interesse da população soteropolitana”, concluiu Randerson.

Durante a tarde desta sexta, o deputado Roberto Carlos também agradeceu a Carballal pela decisão de se licenciar do cargo, abrindo espaço para Randerson.

"Quero agradecer muito ao presidente da CBPM, Carballal por diversos gestos de parceria, como esse de pedir licença do cargo de vereador, mesmo com o direito de permanecer no cargo, esse é um gesto de grandeza, deixo também o meu sincero agradecimento ao governador Jerônimo Rodrigues pelo pedido. Tenho certeza que Randerson vai honrar tanto o governador quanto Carballal", comemorou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp