Política

Randolfe culpa 'plenário' por adiamento de vetos; entenda

Waldemir Barreto / Agência Senado
Randolfe justificou a ocupação do espaço com um fator para o adiamento  |   Bnews - Divulgação Waldemir Barreto / Agência Senado
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 23/11/2023, às 15h39


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do governo, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) afirmou que o adiamento da sessão do congresso para análise de vetos presidenciais foi adianta porque o "plenário da Câmara estava sendo ocupado". A ação estava marcada para acontecer nesta quinta-feira (23). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

“O presidente (da Câmara), Arthur Lira (PP-AL), comunicou ao presidente do Senado que o plenário da Câmara estava sendo ocupado e, por conta disso, o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu cancelar a sessão, por óbvio, porque o espaço da sessão é o plenário da Câmara dos Deputados”, justificou Randolfe.

Entre os vetos que estavam previstos para serem analisados pelos parlamentares estão o do marco temporal na demarcação de terras indígenas, ao arcabouço fiscal e ao do desempate em favor do Fisco em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Nesta quarta-feira (22), já circulava uma nota da bancada PSol/Rede antecipando o cancelamento da sessão, acusando de que “há uma clara tentativa de greenwashing pré-COP28 e o acordo gira em torno de votar essa tão polêmica e ofensiva matéria dos vetos ao PL 2903 após o retorno da Conferência”.

Porém, Randolfe negou que a ausência de acordo seja a razão para o adiamento.“Da parte do governo e da parte do presidente do Senado, nós estávamos preparados para irmos ao plenário do Congresso e aguardar ter o quorum.”

“É óbvio que é uma sessão de vetos. Por ser uma sessão de vetos e pelo governo ter posições diferentes da oposição e ter posições diferentes a serem externadas, não se tem acordo. Mas a razão do cancelamento da sessão no Congresso, neste momento, é porque o plenário da Câmara está ocupado", finalizou ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp