Política

Rede pede cassação do mandato de Marcos do Val sob acusação de golpismo

Pedro França / Agência Senado
Senador contou em entrevista à revista Veja informações sobre um plano golpista articulado pelo ex-deputado Daniel Silveira  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Senado

Publicado em 04/02/2023, às 08h11   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O partido Rede Sustentabilidade informou que vai pedir ao Conselho de Ética do Senado a cassação do mandato de senador Marcos do Val (Podemos), sob acusação de golpismo. 

Segundo o jornal O Globo, a representação do partido contra o senador foi concluída na noite de sexta-feira (3), onde a Rede diz que Do Val se valeu da proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro para "conspirar em prol de um golpe de Estado".

Para a Rede, o senador do Podemos "parece desprezar a Constituição", "pretende proteger alguém" e montou um circo "de péssima qualidade artística".

Do Val contou em entrevista à revista Veja informações sobre um plano golpista articulado pelo ex-deputado Daniel Silveira, do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria conhecimento, para prender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e anular as eleições.

O plano consistia em alguém de confiança do ex-presidente se aproximar do ministro Alexandre de Moraes devidamente equipado para gravar as conversas do magistrado com o intuito de captar algo comprometedor que servisse como argumento para prendê-lo.

De acordo com a Veja, em uma reunião do Alvorada, Bolsonaro descreveu os detalhes do plano, o qual contaria Daniel Silveira e o senador Marcos do Val, que, três dias depois, em 12 de dezembro, enviou uma mensagem para Moraes, que já sabia da reunião porque o próprio senador já havia informado, pedindo para falar pessoalmente com o ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp