Política

Rodrigo Pacheco toma atitude sobre nomes indicados por Lula para STJ

Ricardo Stuckert / PR
Uma das indicações de Lula foi a advogada Daniela Teixeira  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 02/11/2023, às 07h13   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, suspendeu na noite de quarta-feira (1º) o envio dos nomes aprovados pela Casa para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) após suspeitas de favorecimento à advogada Daniela Teixeira, uma das indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do O GLOBO.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com o jornal, a nomeação de Teixeira como ministra do STJ só dependia de publicação no Diário Oficial. Porém, a advocacia do Senado investiga se houve alguma irregularidade pelo fato de a Mesa Diretora da Casa ter enviado à Presidência apenas o nome da advogada.

Os desembargadores Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela, outros dois indicados pelo por Lula, foram sabatinados pelos senadores e aprovados na mesma sessão, em 25 de outubro.

Ainda segundo o jornal, ao ser nomeada primeiro, Teixeira poderia ser favorecida pelo critério da antiguidade no STJ, sendo beneficiada na hora de ocupar uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na escolha das turmas das quais fará parte.

Ao O GLOBO, a advogada afirmou não ver nenhuma irregularidade no caso e disse que espera ser empossada no próximo dia 22. “As turmas já foram escolhidas por nós em reunião com a presidência, não tiraria qualquer vantagem disso”, declarou Teixeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp