Política

Rosemberg Pinto aponta “disputa política” da oposição após críticas a Jerônimo sobre empréstimos

BNEWS / Arquivo
Líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto diz que oposição ao petista não atua com foco nos "interesses da sociedade"  |   Bnews - Divulgação BNEWS / Arquivo
Anderson Ramos e Carolina Papa

por Anderson Ramos e Carolina Papa

Publicado em 22/12/2025, às 15h07



O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg Pinto (PT), saiu em defesa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) diante dos empréstimos solicitados pelo chefe do Palácio de Ondina ao longo do primeiro mandato. De acordo com o petista, a oposição tem usado o tema para “disputa política e não como entendimento do interesse da sociedade”.

Nesta segunda-feira (22), durante um almoço com jornalistas, Rosemberg Pinto afirmou que tem dialogado com a bancada de oposição da casa legislativa, liderada por Tiago Correia (PSDB), sobre os empréstimos. O deputado destacou ainda que os empréstimos aprovados “não comprometem o orçamento” da Bahia. 

“Nós aprovamos uma operação de crédito de 4 bilhões de reais. Essa operação não foi feita para receber dinheiro. Ela foi realizada para sair de um endividamento que tínhamos, com juros mais altos e prazo mais curto. [...] Encontramos uma linha com juros menores e prazo mais elástico. Então, o Estado vai ao banco, toma esse crédito com juros menores e utiliza os recursos para quitar uma dívida antiga, que tinha juros maiores. Ou seja, é uma operação financeira na qual o Estado ganha. Na conta da oposição, isso aparece como se fosse um novo empréstimo. Não é um novo empréstimo. O problema é que não entramos no detalhamento das coisas. E aí surge o discurso do “ah, eu não sabia, eu desconhecia”. Isso não é verdade”

“Eu converso com deputados da oposição e do governo, e todas as vezes que converso com eles, explico essas questões. Nenhum deputado pode dizer que desconhecia qualquer informação. A estrutura que temos no nossos gabinetes é para que qualquer coisa que esteja aqui é uma obrigação do parlamentar ter assessoramento técnico para acompanhar e repassar as informações e estudar”, disse o líder do governo. 

“Não apenas aqui, mas em várias casas legislativas estaduais de utilizar esse tipo de pauta como instrumento de disputa política, e não como um debate voltado ao interesse da sociedade. Não há nenhum comprometimento do orçamento. Estamos diminuindo o  endividamento. Se eu tomo um empréstimo, o máximo que pode ocorrer é um equilíbrio [fiscal]”, acrescentou. 

Em 2025, Jerônimo Rodrigues contabilizou o 23º empréstimo solicitado à ALBA, totalizando o montante de R$ 26 bilhões. Para a imprensa, Rosemberg Pinto conta que apenas uma parte se transformou efetivamente em recursos para investimento. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews

Tags

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)